Vocês sabem o que é Doença Periodontal? 😕

A doença periodontal, periodontite, ou piorreia para os mais antigos, é uma doença que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, impactando diretamente na sua qualidade de vida.

Ela se inicia através de uma gengivite, que é uma inflamação de quadro leve e reversível, mas não tratada de forma adequada, ela evolui para a doença periodontal, com caráter mais agressivo, afetando a estrutura que envolve os dentes, onde é basicamente formada pelo osso.

Esse osso indo embora você passa a ter o efeito de dente amolecido, e até mesmo vir a ter a perda dele. Por ser uma doença que o paciente quase nunca queixa de dor, muitas vezes a presença do mal hálito não é percebida pelo indivíduo, a pessoa arrasta durante anos a doença, atingindo na faixa entre 35 a 40 anos, já começa a apresentar um índice maior da doença, mas adolescentes e adultos jovens também podem apresentar a doença.

Os grupos de maior risco são: cardiopatas, fumantes, diabéticos não controlados, indivíduos com alterações hormonais (como grávidas e mulheres passando pela fase da menopausa) pacientes que apresentam problemas oclusais, mordida torta, também favorecem ou agravam o quadro da periodontia, e isso poderia ser facilmente evitado através da sua manutenção diária (escovação de dentes, fio dental, enxaguatórios quando indicados), e a visita regular ao cirurgião dentista.

Posts Em Destaque